Sociedade

Avisos da meteorologia obrigam a encerrar 8 barras

Imagem de satélite às 8h00 de hoje ipma

Oito barras do continente estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte.

A previsão meteorológica para hoje, feita pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) prevê nas regiões norte e centro céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, que será persistente e por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especialno litoral norte do Cabo Mondego a partir do início manhã.

O vento soprará moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 75 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte (40 a 50 km/h) com rajadas até 95 km/h, nas terras altas.

Para a região sul, o IPMA prevê céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, em geral fraca, em especial a partir da tarde. O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado (25 a 35 km/h) no litoral oeste e forte (35 a 45 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Relativamente ao estado do mar, o IPMA prevê para a costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 3 a 4 metros e, para a costa sul, ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.

Quanto aos avisos laranja do IPMA foram emitidos para Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Vila Real (apenas devido à chuva forte).

Este avisos laranja obrigam a Marinha a encerrar à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

As barras de Viana do Castelo e Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.

O mapa das barras encerradas pode ser conusltado na página da marinha.