O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados que a tempestade de neve dos últimos dias agravou a situação do milhão de pessoas que vive em tendas praticamente sem condições.
Vivem em diferentes campos no Vale de Bekaa o que dificulta a distribuição. A grande tempestade de neve prejudicou ainda mais a situação dos que fugiram da guerra
Muitas das tendas oferecidas pelo alto comissariado ficaram danificadas em invernos anteriores e, apesar de as terem tentado arranjar com madeira, há muitas onde chove e o frio é insuportável.
Eles garantem que precisam de cobertores, porque os que têm não tapam toda a familia e a solução é fazer fogueiras dentro das tendas.
Muitos não têm roupas adequadas e há quem ande de sandália, sem meias, no meio da neve.
Lisa Abou Khalid, porta voz do Acnur na região, diz que toda a ajuda só cobre 60% das necessidades dos refugiados e, mesmo assim, apenas as necessidades mais básicas.
A incapacidade da comunidade internacional em responder às necessidades destes refugiados fez com que muitos arriscassem a vida para chegarem à Europa. Mas a maioria continua a viver no Líbano, em condições inaceitáveis.