A invencibilidade do tetracampeão nacional de basquetebol chegou ao fim. Ao 13º jogo, o Benfica perdeu. Em casa, os dragões conseguiram uma vitória categórica: 81-62.
Três anos e meio depois da última visita do Benfica ao Dragão Caixa, o FC Porto vingou da melhor forma a derrota de 2012 que deu o título à formação 'encarnada'.
Dois triplos de Pedro Bastos a abrir a partida davam o mote para uma exibição competente dos jogadores de Moncho López, que desde o início até ao apito final estiveram sempre à frente no marcador.
E o FC Porto que entrou em 2016 a vencer o líder do campeonato de basquetebol, foi bem diferente daquele que terminou 2015, a perder por 25 pontos no terreno da Ovarense.
Mais fortes em todos os aspetos defensivos bem como na luta das tabelas, os 'dragões' começaram a estruturar a vitória e foi sem surpresa que no final do primeiro período estivessem a vencer por 18-12.
Arnette Hallman e Pedro Bastos eram os que na altura contribuíam mais com pontos, enquanto do lado 'encarnado' Frederick Gentry era o mais inconformado.
Com naturalidade, o FC Porto terminava na frente a primeira parte, 35-30, e se os três escassos pontos, 54-51, no final do terceiro período adivinhavam incerteza no resultado até ao fim, os últimos dez minutos de jogo vieram contrariar essa previsão.
Um parcial de 16-0 abriu o último período, dando aos jogadores de Moncho López a maior vantagem na partida (70-51) e deixando o Benfica sem marcar durante seis minutos.
Mas o FC Porto queria mais e Miguel Queiroz colocava o marcador separado com 21 pontos, 79-58, a poucos minutos do final da partida.