Mevlut Cavusoglu confirmou que a Arábia Saudita já está a enviar aviões para a base aérea turca de Incirlik.
O ministro turco dos Negócios Estrangeiros disse este sábado que a Turquia e a Arábia Saudita podem lançar uma grande operação contra o Daesh na Síria, estando a Arábia Saudita a enviar aviões de guerra para uma base turca.
"Se houver uma estratégia [contra o Daesh], então a Turquia e a Arábia Saudita poderiam entrar numa operação terrestre", afirmou o governante turco, Mevlut Cavusoglu, citado pela agência AFP, no final da Conferência de Segurança de Munique.
E acrescentou: "A Arábia Saudita também está a enviar aviões para a Turquia, para [a base de] Incirlik. Eles [as autoridades sauditas] vieram, fizeram um reconhecimento da base. Neste momento não está claro quantos aviões virão".
O presidente norte-americano, Barack Obama, descartou a possibilidade de enviar tropas para a Síria.
As principais potências mundiais acordaram ontem, sexta-feira, em Munique, fazer uma pausa nos combates na Síria, algo que não agradou a Rússia, que pressionou para que a ajuda ao presidente Bashar al-Assad continue.
Questionado sobre a possibilidade de as tropas sauditas entrarem na Síria através da Turquia, Cavusoglu explicou que é esse o desejo, mas não uma coisa planeada. "Neste momento a Arábia Saudita está a enviar aviões mas já afirmou que poderia recorrer também a tropas terrestres, se for necessário".