Segurança

Marinha procura náufrago que tentava atravessar o Atlântico a remos

Marinha Portuguesa

A Marinha portuguesa está a coordenar uma operação de busca e salvamento a uma embarcação a remos que tentava fazer a travessia do Atlântico com oito tripulantes. Uma pessoa está desaparecida ao largo dos Açores.

Em comunicado, a Marinha portuguesa informa que o alerta foi dado cerca das 00:10 desta segunda-feira, relatando que um dos oito tripulantes da embarcação "Toby Wallace" tinha caído à água.

Na altura do acidente a embarcação encontrava-se a cerca de 1343 milhas náuticas, a sudoeste da ilha de São Miguel.

Trata-se de uma embarcação que tinha largado das Canárias a 28 de janeiro, com destino a Barbados e com o objetivo de bater o recorde da travessia a remo do Atlântico.

Em comunicado, a Marinha diz que após o alerta foi pedido auxílio a um cargueiro que se encontrava a 127 milhas do local e foram acionados a Corveta António Enes, um avião P3 Orion da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave Falcon-50 da Marinha Francesa, que se encontrava em Dakar, Senegal.

"O Falcon 50 chegou ao local às 10h50 e estabeleceu contacto com a tripulação da embarcação sem, no entanto, ter detetado o tripulante desaparecido, tendo este meio já cessado as buscas na área".

A meio da tarde desta segunda-feira, permaneciam em buscas o cargueiro e o avião da Força Aérea.

As condições meteorológicas na zona de operações são de vento 40km/h de nordeste e ondulação de com cerca de 3 metros nordeste, revela a Marinha portuguesa.