Uma conversa gravada durante a missão Apollo 10 e que agora foi divulgada assume o mistério de um som não identificado vindo do espaço.
"Uma música estranha vinda do espaço profundo", é assim que os astronautas da missão Apollo 10 se referiram a um som escutado a bordo da nave que fez o ensaio geral para a chegada do homem à Lua.
A NASA libertou há oito anos os ficheiros com todas as missões Apollo e assim possibilitou a investigação das conversas entre os astronautas e que foram todas gravadas, desde então os investigadores não largaram estas gravações e agora descobriram e publicaram no canal de televisão "Science" as referência por largos minutos a uma "musica estranha" escutada a bordo dos módulos das missões Apollo.
O piloto Eugene Cernan, em Maio de 1969, a bordo do módulo lunar, chamado "Snoopy", pergunta: "Esta até parece ser uma música do outro mundo. Este som de assobio".
John Young no módulo de comando diz que também escuta o mesmo som e Eugene Cernan sublinha que parece ser "musica do espaço profundo".
Na conversa agora divulgada John Young diz mesmo que vão ter que "descobrir o que é porque ninguém vai acreditar".
O astronauta Young coloca a possibilidade de serem ondas de VHF mas isso é pouco provável porque a missão estava na zona oculta da Lua onde não chegam as ondas de rádio da Terra, até porque a Lua não possui campo magnético.
Mais de uma hora depois o tema regressa à conversa dos astronautas e o comandante Tom Stafford, no módulo lunar, confirma que também ouve. Mais nítida a voz de Eugene Cernan chama-lhe "assobio louco e muito estranho".
A Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do Programa Apollo e a segunda a ir à Lua, onde testou o Módulo Lunar em órbita do satélite terrestre, chegou a sobrevoar a superfície da Lua a 15 km de altura, numa preparação para o voo da Apollo 11, a missão seguinte, que pousaria na Lua pela primeira vez dois meses depois.