Sanders fechou a campanha para as primárias democratas na Carolina do Sul na capital do Estado, em Columbia. Sem grandes esperanças de conseguir uma vitória sobre Hilary, o senador do Vermont dedicou pouco tempo à Carolina do Sul, terreno hostil às ideias que defende, e isso é sentido na pele pelos apoiantes.
Shawn Crowe estava vestido a rigor à entrada do teatro, com uma t-Shirt, autocolante e cartaz de Bernie Sanders. 49 anos, técnico de frio industrial, Shawn define duas prioridades na agenda de Bernie.
"A crise nos cuidados de saúde. Primeiro temos de controlar isso. E as mudanças climáticas, o que não é pouco. Temos assumir a liderança mundial nas energias renováveis e mudar a nossa economia. Isso está a tornar-se muito urgente."
Shawn não é um voluntário oficial na campanha de Bernie Sanders, mas já foi bater às portas algumas vezes e não foi bem recebido. "Aqui na Carolina do Sul são abertamente hostis. Estas pessoas realmente não percebem o que é socialismo democrático. Ouvem falar de socialismo e já não ouvem mais nada. Tendem a compará-lo com o Estaline, o que é absolutamente ridículo."
Aqui pelo sul esse é um trabalho difícil. "Não podemos chegar a muitas destas pessoas, por muito que tentemos... Não é um trabalho fácil, e por vezes o melhor é não insistir e falar com pessoas que nos oiçam... Estou absolutamente convencido de que, em novembro, Bernie Sanders não ganha aqui. Há demasiados radicais de direita, do Tea Party, a política aqui não se recomenda...".
Um ambiente hostil com histórias curiosas. "Estava parado num sinal vermelho, e reparei que estava um tipo a tirar fotografias do meu carro. Fiquei preocupado, mas depois percebi que era um fã do Bernie Sanders, a tirar fotografias e publicá-las no Facebook. Ele faz isso sempre que apanha alguém que apoia o Bernie. Para ele é muito importante, é a prova de que, afinal, existe alguma sanidade aqui em Columbia, Carolina do Sul."
Shawn Crowe e a árdua tarefa de apoiar Bernie Sanders num estado do Sul.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).