Eleições EUA 2016

Do Bairro Alto até Miami, o sonho americano de Alberto Carvalho

Alberto M. Carvalho em Miami Alberto M. Carvalho

A TSF conta-lhe a história de um português que emigrou ilegal para a América sem saber inglês e hoje é um dos principais especialistas do país em Educação.

Alberto Carvalho é há vários anos superintendente das escolas públicas da região de Miami. Para os portugueses o cargo diz pouco, mas, na prática, com algumas diferenças, é uma espécie de ministro da Educação de uma área com 5 milhões de pessoas e o máximo responsável pela educação de cerca de 340 mil alunos.

Com mais de 52 mil funcionários ao seu serviço e um orçamento anual de 6 mil milhões de dólares para gerir, Alberto Carvalho é hoje uma figura pública em Miami e um dos maiores especialistas em Educação dos EUA.

O português já foi mesmo considerado o melhor superintendente do país (entre 15 mil) e o distrito que gere é o quarto maior dos EUA. Pelo meio, já deu conselhos a vários presidentes na Casa Branca, republicanos e democratas, sobre a sua área de especialidade.

Criado no Bairro Alto, em Lisboa, Alberto Carvalho emigrou para o outro lado do Atlântico no início da década de 1980 quando acabou o secundário. No escritório onde recebe a TSF em Miami, com vista para toda a cidade e para a cidade-praia de Miami Beach, recorda que quando partiu não sabia inglês, estava ilegal e teve de aceitar todos os trabalhos que apareciam, nas obras ou a lavar pratos.

Um dia um congressista republicano que conheceu num restaurante onde trabalhava deu-lhe uma oportunidade que permitiu estudar e trabalhar 20 horas por mês. Foi esse passo que o levou até onde está hoje, apesar das origens pobres numa família de 6 filhos em que só ele acabou o 12º ano.

Hoje, Alberto Carvalho é o máximo responsável pela educação de milhares de alunos. Os pais abordam-no na rua para perguntar sobre a escola dos filhos e vive no arranha-céus mais alto da cidade.

Todas as semanas recebe pedidos de emprego... de Portugal

O português mais conhecido da Florida admite que sente alguma frustração quando vai a Portugal. Já analisou o sistema educativo do país e concluiu que o maior problema é que não existe uma ligação entre a escola, as universidades e a economia.

Alberto Carvalho conta que todas semanas recebe e-mails de portugueses que querem sair do país porque não encontram as oportunidades que ele teve nos EUA, o que diz que demonstra "o grau de desespero" de muitos jovens.

Eleições de 2016 podem revolucionar política americana

Alberto Carvalho é independente, mas sobre as eleições deste ano sublinha que o que aconteceu até agora pode mudar a forma de fazer política nos EUA, com um candidato, Donald Trump, fora do sistema, que até no seu partido é mal visto, mas que está a ter grande sucesso.

O sucesso de Trump e o surgimento com bastante apoio de uma figura que se auto-entitula de socialista, Bernie Sanders, podem ser, para Alberto Carvalho, uma das maiores revoluções do último século na política norte-americana.

A TSF acompanha este ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos da América no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).