Mundo

Quer votar em inglês, espanhol ou crioulo do Haiti?

Nuno Guedes / TSF

É dia de primárias em 5 estados norte-americanos. Na Florida, onde a maioria da população fala espanhol, todos os materiais de voto estão nas três línguas.

Os cinco Estados que vão hoje a votos nos EUA são a Florida, Illinois, Ohio, Missouri e Carolina do Norte.

Se ganhar nos maiores Estados, nomeadamente na importante Florida, o milionário Donad Trump fica perto de ser o candidato republicano à Casa Branca, tal como Hillary Clinton pelos democratas, apesar de a decisão final só estar marcada para daqui a alguns meses. As eleições presidenciais serão em novembro.

Em Miami, a maior cidade da Florida, as eleições têm uma particularidade: todas as informações sobre como e onde votar estão em três línguas: inglês, espanhol e crioulo do Haiti, um país que tem muitos imigrantes, grande parte refugiados, a viverem na cidade.

À reportagem da TSF, Carolina Lopes, supervisora das eleições numa zona de voto, explica que as leis federais obrigam, quando se tem uma determinada proporção de pessoas a falarem uma certa língua, a ter os materiais para votar nesse idioma.

Miami é uma mistura latina nos Estados Unidos e até se encontra uma brasileira a votar. Cláudia Spangaru tem dupla nacionalidade e sublinha que as eleições por aqui estão cada vez mais parecidas com os países vizinhos do Sul: "quentes e complicadas, mas também interessantes com situações meias latino-americanas com brigas e polémicas".

Ao lado de Cláudia está Astrid Herreras que vem de Porto Rico, já votou e está a achar as eleições muito interessantes pois há candidatos que não são tradicionais e estão a obter muito apoio.

Astrid está a pensar no polémico Donald Trump, mas também em Bernie Sanders, em quem votou, um democrata que já se identificou como socialista, sinal raro, quase único, na politica norte-americana.

A TSF acompanha este ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos da América no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).