Ambiente

Um sobreiro (quase) à beira mar plantado

Miguel Midões / TSF

"A nossa zona não é típica de sobreiros. Seria mais natural em Veiros, de Estremoz", afirma Vítor Lourenço, da União de Freguesias de Veiros e Beduído. Na zona há outros, mas este é o mais antigo.

O processo de classificação como árvore centenária foi conseguido há 20 anos. "Os técnicos dirigiram-se ao local, fizeram as medições e os cálculos e estimaram que tenha entre 500 a 600 anos, tendo sido uma ação concertada com a paróquia, porque a árvore está situada no seu domínio", explica.

Ergue-se imponente, dando sombra ao adro da Capela de São Geraldo, ramifica-se com braços tortos estendendo a copa para a estrada. "Isto é um ex-líbris. Depois da classificação, a Junta de Freguesia teve o cuidado de colocar lá uma placa com as explicações sobre a árvore", assegura.

Placa essa que agora vai ser intervencionada, devido ao desgaste que tem sofrido com o tempo. Até que esteja pronta, a informação sobre o sobreiro pode ser consultada na página da Junta de Freguesia.

E é graças ao sobreiro de Veiros que o largo da Capela de São Geraldo continua em terra batida, pois qualquer intervenção, por muito simples que seja, precisa de um parecer técnico. "Todas as intervenções necessárias, por exemplo se a copa está demasiado baixa, é sempre preciso parecer dos técnicos, que dizem se pode ser feito e como pode ser feito", adianta.

E a cortiça, pode ser tirada? "Não é permitido tirar a cortiça, porque funciona como defesa e proteção da árvore contra temperaturas e intempéries. Nem cortiça, nem mesmo os ramos podem ser cortados sem parecer dos técnicos", responde.

O sobreiro de Veiros terá entre 500 a 600 anos e as últimas informações indicam que está de "ótima saúde".

O sobreiro faz parte da heráldica da antiga freguesia de Veiros, ou seja, está no brasão e na bandeira da freguesia. Agora incorporada na União de Freguesias de Veiros e Beduído, o representante das União de Freguesia garante que o mais certo é que passe a haver apenas um brasão e uma única bandeira, mas o sobreiro de Veiros fará, com certeza, parte da imagem.

Nesta recente união de freguesias há outra árvore centenária em processo de classificação, um carvalho que está num terreno privado no território de Beduído.

Outras árvores estiveram em destaque ao longo do dia na TSF. Conheça a maior árvore na Europa (é portuguesa) e o carvalho mais antigo da Península Ibérica.