Sociedade

O futebol contra o medo e o jornalismo contra a violência

DR

Desde os anos 70 em Munique, que os grandes acontecimentos desportivos têm ficado a salvo do terrorismo, mas agora o medo está ou não presente no desporto?

As respostas a esta e outras perguntas estão presentes na última edição deste Conversas Sem Gravata. O jornalismo e o desporto é o pano de fundo. Há dois grandes eventos neste verão - o Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos - e por isso importa também perceber de que forma jornais e jornalistas se relacionam com estes eventos. Sobretudo porque o Europeu se joga em França, no centro da Europa que tem sido alvo de atentados e os Olímpicos têm o foco de atenção nas ruas e, em crescendo, na divisão política que assola o Brasil.

Com moderação do jornalista Luís Simões, da Direção Nacional do Sindicato dos Jornalistas, o debate contou com os seguintes intervenientes: José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal; José Manuel Delgado, diretor-adjunto de A Bola; António Magalhães, diretor do Record e Germano Almeida, da Liga Portugal.

CONVERSAS SEM GRAVATA é uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e a TSF. Desta vez contaram com o apoio da Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa.