Mundo

Já começaram as deportações de migrantes e refugiados da Grécia para a Turquia

Giorgos Moutafis/Reuters

O primeiro barco já chegou a território turco vindo a ilha de Lesbos. É uma das medidas do acordo entre União Europeia e Turquia para o reenvio de migrante que chegaram à Grécia ilegalmente.

O primeiro barco com 131 migrantes reencaminhados da Grécia já chegou a território turco depois do acordo alcançado entre a Turquia e a União Europeia. A embarcação partiu da ilha de Lesbos e chegou à cidade de Dikili na manhã desta segunda-feira. Durante o dia devem chegar mais cerca de 350 ao longo do dia

O acordo assinado a 18 de março prevê que a Turquia receba todos os migrantes e refugiados que chegaram à Grécia de forma ilegal a partir de 20 de março. Em troca, a União Europeia recebe refugiados sírios diretamente da Turquia.

O primeiro grupo de 16 sírios aterrou também esta manhã em Hanôver, no norte da Alemanha, vindo de Istambul. Estes refugiados devem ser encaminhados de autocarro para um centro de apoio aos refugiados em Friedland, a 140 quilómetros de Hanôver, sendo um segundo grupo, também de 16 sírios, esperado a meio do dia.

O acordo prevê ainda que os líderes europeus acelerem a emissão dos vistos para os visitantes turcos, que sejam relançadas as negociações de adesão e que seja duplicada a ajuda que será concedida à Turquia até 2018 para ajudar os milhões de sírios já refugiados naquele país.

Desde 2011, a Turquia acolheu 2,7 milhões de refugiados sírios.