Um estudo da Randstad, feito pela primeira vez em Portugal, revela o que conta para os portugueses na hora de procurar emprego, avaliar uma empresa e sectores do mercado de trabalho.
Neste estudo, divulgado, esta quinta-feira, pela empresa de recursos humanos "Randstad", foram inquiridos cerca de 7200 portugueses em idade ativa com o objetivo de saber quais são os fatores que mais contam na hora de decidir mudar emprego, quais as empresas mais atrativas e quais os sectores de mercado mais apetecíveis.
Nas conclusões, 71 % dos inquiridos revelam que em matéria de procurar ou mudar de emprego o que mais conta é o salário, seguido da estabilidade e segurança do cargo e por fim as oportunidades de progressão na carreira.
Relativamente à atratividade da empresa, este estudo revela que o facto de uma marca ser muito conhecida não significa que seja percecionada como atrativa para a população. Com base na opinião dos inquiridos, O Top-20 das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal é liderado pela TAP (67,21%), seguido pela Delta Cafés (66,03%) e pela Nestlé (64,19%).
Já em relação aos sectores mais apetecíveis para trabalhar, os portugueses elegem as tecnologias de informação e consultoria, a saúde e turismo e a hotelaria e lazer.
O estudo foi realizado em Portugal entre setembro e dezembro de 2015.