Política

Mário Centeno? A Europa trocou a cara ao ministro das Finanças

Jornalistas à porta do Eurogrupo receberam documento da Comissão onde o ministro das Finanças é confundido com diretor-adjunto da SIC.

A presidência holandesa da União Europeia entregou esta manhã, à porta do Eurogrupo que se realiza em Amesterdão, um documento às delegações nacionais e à imprensa internacional onde identifica os ministros das finanças presentes na reunião desta sexta-feira. Azar: no espaço reservado à fotografia do ministro Mário Centeno aparece uma imagem do diretor-adjunto da SIC, José Gomes Ferreira.

Curiosamente, José Gomes Ferreira escreveu há quase três anos um livro com um título sugestivo: "O meu programa de Governo", onde deixava uma lista de propostas para "uma economia mais produtiva" e onde se propunha a explicar como sair da crise e o que fazer para "evitar repetir os erros do passado".

A gafe causou surpresa entre os jornalistas portugueses e foi encarada de forma descontraída pelo staff do Ministério das Finanças, que ainda não percebeu como é que "isto foi acontecer", já que a organização "tem uma fotografia" que se encontra disponível "na página oficial e na aplicação de telemóvel da presidência holandesa.

A organização foi colocada a par desta gafe. Mas, ao início da manhã, um dos elementos da segurança do Museu Marítimo (onde decorre o encontro) garantia a um jornalista internacional que aquele "é mesmo o ministro" português, só não sabia se ele era um dos que chegaria "de barco", por um dos canais, da cidade.

Entretanto, a presidência holandesa da União Europeia já pediu desculpa ao ministério das Finanças, através do gabinete de imprensa de Centeno. O erro foi também corrigido e foram distribuídos novos documentos onde a fotografia do ministro Mário Centeno já é a correta.

.