Sociedade

Reportagem TSF: Hoje há Teatro

Ana Paula Carvalho/DR/TNDM

Uma viagem aos bastidores do Teatro numa reportagem de José Carlos Barreto, com sonoplastia de José Guerreiro. Para ouvir esta quinta-feira a partir das 19:00.

Hoje há Teatro, é dia de estreia. E o teatro somos nós. É em nós que vai encontrar a matéria de que se alimenta. O Teatro não é a vida. O Teatro são outros momentos, segundos, semanas, num palco ou em qualquer outro lado, onde se possa contar uma história, uma vivencia, uma ideia de vida, nas franjas de um sentimento elevado ao mais fino, ao mais íntimo, ao mais dentro de nós, espetadores que nem sabíamos que era possível sentir.

Hoje vamos ao Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio em Lisboa. Foi Almeida Garrett incumbido de criar o Teatro Nacional, por portaria régia, com assinatura de Passos Manuel, que disse a Garrett: é preciso pensar um Teatro Nacional, "sem perda de tempo", para ser "uma escola de bom gosto, contribua para a civilização e aperfeiçoamento moral da nação portuguesa".

Com estas palavras, redigidas em papel oficial, Garrett elaborou o plano e dez anos depois abre o Teatro a 13 de abril de 1836.

É esse Teatro que também agora celebramos e, no fundo, todo o Teatro, representado em personagens, atores de si próprios e também atores de outras personagens.

Esta é uma viagem por todo o Teatro Nacional, das caves mais fundas ao palco, seguindo a peça "Impromptu" de Versalhes de Molière. A ponto, o diretor de cena, o encenador, a bilheteira, a rececionista que ama o teatro e o diretor Tiago Rodrigues descendente direto, no lugar, de Almeida Garrett.

"Hoje há Teatro" é uma reportagem de José Carlos Barreto, com sonoplastia de José Guereiro. Para ouvir na íntegra na TSF esta quinta-feira, 12 de maio, depois das 19:00 e em permanência no site da TSF.