Desporto

Sereno e Bino recordam vitórias na Taça de Portugal

Taça de Portugal Global Imagens/Álvaro Isidoro

A TSF ouviu representantes de duas gerações que já festejaram no Jamor, enquanto jogadores, ao serviço de Futebol Clube do Porto e do Sporting de Braga.

Sereno, ex-jogador do Futebol Clube do Porto, esteve no Estádio Nacional Jamor há cinco anos, na última Taça de Portugal que os "dragões" venceram e tem idade para ser neto de Bino, antigo jogador do Braga, que ganhou a única Taça de Portugal do clube minhoto, há precisamente 50 anos.

Nessa época, o médio Bino, então com 24 anos, participou no único triunfo do Braga que até deixou pelo caminho Sporting e Benfica. Na altura, em 1966, o Braga fez furor. Na final, derrotou o poderoso Vitória de Setúbal, do treinador Fernando Vaz e com Jaime Graça entre outros.

Numa equipa quase toda com homens de Braga, foi um argentino, de nome Perrichon, que marcou o golo decisivo. O amor à camisola, conta Bino, falou mais alto que os quatro meses de ordenados em atraso.

O FC Porto já tem 16 Taças de Portugal. Sereno esteve no último triunfo em 2011. Ficou no banco. Não era fácil jogar num "onze" de luxo, já campeão nacional, que derrotou o Vitória de Guimarães por 6-2.

Ao tentar a 17ª, este é um Porto mais pressionado, considera Sereno, face à seca de títulos, nos últimos anos.

Já agora, fica um recado de Bino para os jogadores do Braga..."arregacem as mangas".