Pelo menos quatro pessoas morreram num ataque armado contra uma associação de adeptos do Real Madrid no Iraque. O ataque deu-se durante o jogo da Champions e, em Espanha, avança-se com 12 mortos.
O ataque aconteceu na localidade de Naher al Imam, a 35 quilómetros de Baquba, capital da província de Diyala, a Este do Iraque, quando os adeptos estavam a ver na televisão a final da Liga dos Campeões, entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid.
De acordo com um relato feito ao jornal espanhol AS, os atacantes tinham armas automáticas e abriram fogo de uma forma indiscriminada.
Os números das vítimas ainda não foram confirmados de forma oficial e podem até crescer. O diário espanhol garante que são doze, e não quatro, as vítimas mortais. Quanto aos feridos, há oito pessoas que foram levadas para hospitais da zona. O AS sublinha contudo que há outras fontes que relatam quatro mortos e cinco feridos.
As vítimas mortais teriam entre 18 e 30 anos.
É o segundo ataque do género. A 13 de maio, o grupo extremista Estado Islâmico reivindicou um ataque perpetrado na cidade de Balad, a norte de Bagdade, também contra uma associação de adeptos do Real Madrid no Iraque, que matou 16 pessoas e feriu 20.
Esse ataque visou um café que é sede do grupo de adeptos do clube de futebol espanhol em Balad, uma localidade de maioria xiita, e foi perpetrado por "cinco ou seis" homens armados com metralhadoras, segundo fontes policiais e médicas iraquianas citadas na altura.
O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou aquele ataque através de um comunicado publicado na internet.