Desporto

Há uma tempestade em França e não tem a ver com as condições do tempo

Filipe Amorim/Global Imagens

As palavras de Benzema, a apresentação de Nuno Espírito Santo e o interesse da Juventus em Slimani, tudo na revista de imprensa desportiva desta quinta-feira.

O L'Équipe garante que as palavras de Benzema causaram uma tempestade em França, ou um "BOOM", como dizia na quarta-feira a Marca, depois de o avançado ter acusado o selecionador francês de ter cedido ao racismo ao deixá-lo de fora do Europeu.

O presidente da Federação Francesa de Futebol saiu de imediato em defesa de Didier Deschamps, dizendo que o selecionador teve uma conduta irrepreensível. Também o ministro do Desporto, apesar de entender o desgosto do jogador, criticou Benzema pelas palavras "inaceitáveis". Seja como for, fica o impacto da acusação, sabendo-se que Karim Benzema nasceu em Lyon mas é de ascendência argelina.

É a hora dele no dragão. Volta a ouvir-se a frase "somos Porto ". Nuno Espírito Santo regressa agora a uma casa onde foi feliz. Não promete nada, mas garante uma equipa "à Porto", onde todos os jogadores têm de dar o máximo, com a garantia de que o FC Porto vai ganhar.

Para já, o regresso de Nuno Espírito Santo traz "esperança" para o FC Porto "reaver a agressividade perdida", escreve o diretor do jornal O Jogo.

Na opinião de José Manuel Ribeiro, "o verdadeiro trabalho está na reciclagem de uma equipa destruída e na contratação de reforços infalíveis". Para o diretor do Jogo "será mais difícil a Nuno montar o prometido exército de rottweilers se começar com chihuahuas e são bernardos".

No Record, o diretor adjunto do jornal questiona se a mística de Nuno vai chegar, para dar de seguida a resposta. "Só a mística não chega" e o "romantismo não resolve todos os problemas", no entender de Bernardo Ribeiro. O novo treinador "vai precisar da ajuda da famosa estrutura portista que desde a saída de Vítor Pereira nunca vai se encontrou". O responsável do Record deixa a pergunta: "Será que Antero Henrique está plenamente de acordo com a escolha de Nuno em detrimento de Marco Silva?"

A Juventus pode ser o destino de Slimani. O Record diz esta manhã que o gigante italiano já sondou o jogador argelino do Sporting e a Juve junta-se ao lote de interessados em Slimani .

Nos desportivos, há um sorriso largo de André Horta. A Bola dá-lhe destaque de primeira página depois de ter assinado contrato por cinco anos com o Benfica. O jogador garante que vai dar tudo pela camisola e vai também lutar por um lugar na equipa.

É um jogador muito especial, tem um talento muito especial. Que pena não estar aqui. Roy Hodgson, o selecionador inglês, lamenta que Cristiano Ronaldo não jogue esta noite o encontro particular em Wembley, que serve de preparação das duas seleções para o europeu.

Também os jornais suspiram por Ronado. O Daily Mail diz mesmo "gostávamos de te ter aqui", mas CR7 ainda está a banhos e só domingo há Ronaldo na seleção. Em Espanha , o Mundo Deportivo também fala do português do Real Madrid, anunciando a renovação de contrato com o Real Madrid: mais três anos e 20 milhões de euros por época.

Paula Dias