O fotógrafo foi homenageado este domingo no Museu do Vinho da Bairrada. Miguel Rolo integrou a equipa portuguesa que foi vice-campeã do World Photographic Cup no ano passado.
Chama-se World Photographic Cup e é um campeonato do mundo menos conhecido que o do futebol, mas onde Portugal tem dado cartas. O fotógrafo Miguel Rolo tem sido um dos convocados. As fotografias que agora apresenta estiveram "no mundial de 2015, onde Portugal ficou em segundo lugar".
Também no Museu do Vinho da Bairrada, o fotógrafo profissional expõe em duas salas as imagens que captou quando acompanhou Jorge Pelicano na ingressão pelo hospital psiquiátrico Conde Ferreira, enquanto um filmava, o outro fotografava. "Num contexto transmedia, que envolvia um fotógrafo, um realizador de cinema, o Jorge Pelicano, o escritor Manuel Amaral e o ator Miguel Borges. Não podemos analisar estas obras individualmente, mas sim em painel", explica.
Um painel chamado Lucidez, também premiado num master Europeu. "Na parede está "Lucidez" bem escrito, mas se reparar, no livro, verá que está com desfoque e com um 'Z' invertido", devido à subjetividade da lucidez de quem fotografou.
Numa outra pequena sala, Miguel Rolo dedica também o espaço a imagens de noivas. Parte delas premiadas também internacionalmente. Miguel Rolo é fotógrafo há 24 anos e há três que ajuda Portugal a subir ao pódio no Campeonato do Mundo da Fotografia.
O campeonato existe há três anos, Portugal fez terceiro em 2014, segundo em 2015 e primeiro este ano.
O Museu do Vinho da Bairrada homenageou este domingo o fotógrafo Miguel Rolo. No mesmo dia, decidiu lembrar e homenagear também Cristiano Ronaldo, inaugurando a exposição temporária de 57 caricaturas do jogador da seleção nacional, da 17.ª edição do Porto Cartoon Festival, numa parceria com o Museu de Imprensa. Duas figuras nacionais que se destacam internacionalmente.