Mundo

Obama vai a Orlando homenagear vítimas do ataque em discoteca

Michael Reynolds/EPA

Em comunicado, a Casa Branca anunciou que o Presidente dos Estados Unidos vai à cidade de Orlando esta quinta-feira.

Obama "vai prestar homenagem às famílias das vítimas e mostrar a sua solidariedade à comunidade, que começa a sarar as feridas", refere o comunicado da Casa Branca.

Na madrugada de domingo, um homem armado simpatizante do grupo extremista Estado Islâmico matou 49 pessoas e feriu 53 numa discoteca 'gay' de Orlando, na Florida. Este é já considerado o pior atentado em território norte-americano depois do 11 de Setembro.

Numa primeira reação, o presidente norte-americano disse horas depois que se tratou de um "ato de terror e um ato de ódio".

Já na segunda-feira, Obama revelou que, de acordo com os resultados preliminares da investigação, o atirador agiu sozinho e tinha sido "inspirado por várias fontes de informações extremistas na Internet".

Na conversa com os jornalistas, Obama disse que nesta fase da investigação foi descartada a hipótese de um ataque dirigido a partir do estrangeiro.