Foi o maio mais quente da história moderna. Foi também o 13º mês seguido a ultrapassar anteriores recordes de temperatura sublinha a National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos.
O final de maio trouxe ainda um outro recorde: em 137 anos de registos, esta é a série mais longa de meses seguidos mais quentes que o mesmo mês no ano anterior.
"A temperatura média global em maio 2016 foi a mais alta de qualquer mês de maio no conjunto de dados globais de temperatura National Oceanic and Atmospheric Administration, que remonta ao ano de 1880", disse a agência em comunicado.
O fenómeno climático El Niño - que tende a aquecer águas equatoriais do Pacífico - pode ter contribuído para o recorde deste ano, dizem os climatologistas que sublinham contudo, que o fenómeno não explica tudo: "o super-El Niño tem apenas parte da culpa. O anormal é o novo normal".
"O clima este ano está a dar-nos muitos motivos de alarme", avisa ainda David Carlson, o diretor do Programa de Pesquisa do Clima Mundial.