Mundo

Três pessoas morrem em inundações e deslizamento de terras no Japão

Yuya Shino/Reuters

Para além das três mortes confirmadas, há ainda mais três pessoas desaparecidas. O país tinha sofrido dois grandes terramotos há apenas dois meses.

Pelo menos três pessoas morreram e três estão desaparecidas numa região a sul do Japão, após recentes inundações e deslizamentos de terras devido a intensos terramotos, anunciaram esta terça-feira fontes oficiais.

Segundo as mesmas fontes, as equipas de resgate estão a procurar as três pessoas desaparecidas a sul da província de Kumamoto, onde cerca de dois mil residentes tiveram de abandonar as suas casas, incluindo aqueles que conseguiram fugir em segurança após os dois grandes terramotos em abril.

Estes terramotos, com magnitude de 6,2 e 7 graus na escala de Richter, foram seguidos por mais de 1.700 réplicas, as quais causaram a destruição do solo em várias áreas, informaram fontes oficiais, que anunciaram na altura 49 mortos e danos avultados.

A chuva torrencial dos últimos dias originou vários deslizamentos de terras, bem como inundações em toda a área durante a noite passada.

Mais chuva é esperada nos próximos dias, segundo a agência meteorológica japonesa, que emitiu alertas de chuva intensa e trovoadas.

As autoridades anunciaram que, das três vítimas mortais, um homem de 79 anos morreu afogado na cidade de Kosa, um outro, de 92, e uma mulher de 86 anos morreram na sequência de deslizamentos de terras.

O Governo central, que tem suportado a reconstrução depois do terramoto em Kumamoto, anunciou hoje um reforço no departamento de gestão de crises.