Mundo

"Deviam trocar estes quatro"

Afonso de Sousa/ TSF

Em Espanha, o repórter Afonso de Sousa, encontrou, à saída de Tordesilhas um hotel carismático. Para o proprietário os quatro principais políticos que disputam as eleições deviam ser trocados.

Por este hotel passa muita gente de toda a Europa e principalmente muitas pessoas ligadas ao setor do vinho, porque é ali a principal região de vitivinícola de Espanha.

Há quarenta e seis anos que o Hotel de Pedro Figuera está estrategicamente colocado ao lado da estrada que rasga Espanha ao meio, ali ao lado de Tordesilhas. " É um negócio familiar que começou há 46 anos com os meus pais e connosco, somos três irmãos", diz o agora gerente que ali começou a trabalhar com 11 anos.

Por ser uma zona de passagem quase obrigatória para quem vai ou vem da Europa, Pedro Figuera acrescenta que ficam pessoas de todo o lado "uma ou duas noites porque é um lugar de passagem".

Mas o maior negócio do Hotel, restaurante e cafetaria é com os agentes ligados ao vinho. Tordesilhas está no meio duma região vinícola com muitas adegas e principais marcas de Espanha, " temos o Rioja, o Toro, da ribeira do Douro e Cigales, estamos no centro". Pedro acrescenta que por ali passa muita gente na altura das vindimas.

Com 56 anos, Pedro Figuera também já viu passar alguns políticos e governos de Espanha. Os que agora estão na corrida não o convencem. " O que acontece é que se nenhum dos quatro quis tentar fazer um governo, o que têm que fazer é retirar-se e porem outros quatro novos para ver se são capazes de fazer alguma coisa porque estes não fizeram nada, nem uns nem os outros. Que façam o que têm a fazer. Que acabem com o desemprego, que melhorem a segurança social, que melhorem os colégios e a saúde, é com isso que eles têm que se preocupar".

A corrupção é o que mais chateia o gerente, " há muita, muita. Os corruptos o que têm que fazer é devolver o que roubaram e que o paguem com a cadeia. A justiça só está boa para os ladrões e para os sem vergonha, conclui Pedro Figuera.

"Eleições Espanholas. A TSF na estrada com o apoio da SEAT"