Economia

Preços sobem nos hóteis. Associação prevê bom verão turístico

Vilamoura, Algarve Global Imagens

É um aumento que pode chegar aos 15 por cento e contribui para aumentar as receitas turísticas.

A secretária de Estado do Turismo disse há dias que as previsões para o turismo apontam para uma subida na ordem dos dois dígitos.

Agora é a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) a afirmar que as perspetivas também são otimistas, apoiando-se em estimativas mas também num inquérito aos hoteleiros. Com base já em reservas efetivas, a AHP aponta para um bom verão turístico.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, diz que "55% dos inquiridos espera uma taxa de ocupação superior a 80%", bem como a subida em relação a 2015 do preço médio por quarto vendido.

A Associação espera que os preços na hotelaria aumente de 11 a 15% e, em resultado disso, uma subida nas receitas.

O único senão nos indicadores é a estada média dos turistas que não chega aos dois dias nos hotéis, optando os visitantes por estabelecimentos mais baratos como aparthotéis ou apartamentos turísticos.

Este ano, surge uma surpresa para os hoteleiros. O mercado nacional vai ser o principal emissor em vários destinos do país, como no Algarve e na zona norte. O Algarve destronará o mercado inglês e o norte ultrapassa o mercado francês, que se encontrava em primeiro lugar.