Política

CGD. Esquerda quer "bloquear" inquérito, acusa direita

O PSD e o CDS falam no "rolo compressor" da nova maioria, depois do pedido de Ferro Rodrigues à PGR. O presidente da AR rejeita e diz que quer a comissão a funcionar nesta sessão legislativa.

Centristas e sociais-democratas entendem que o pedido do presidente da Assembleia da República é uma tentativa de bloquear a comissão de inquérito à Caixa.

Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, diz mesmo que, se o parlamento abdicar do poder de instaurar comissões de inquérito em processos que ainda estão em fase preparatória, estará a "matar" essa figura regimental.

Para Nuno Magalhães, que lidera a bancada do CDS, a nova maioria não tem coragem de assumir que está contra as propostas de auditoria externa e independente, que o PSD e o CDS formalizaram ontem.

Do lado do PS, Carlos César, líder parlamentar, não encontra qualquer drama no pedido de Ferro Rodrigues à Procuradoria-Geral da República. César defende que, antes de mais, é preciso esperar pela resposta do gabinete de Joana Marques Vidal.

Mesmo assim, Carlos César acusa a direita de "instrumentalizar" a questão da Caixa.

Pelo Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares afirma que a direita está a tentar fazer "chicana política" com este caso. E insiste na necessidade de uma auditoria forense, pedido já entregue pelo BE.

Ainda nesta legislatura, mas sem dúvidas

Depois da reunião da conferência de líderes, esta quinta-feira de manhã, no parlamento, o presidente da Assembleia esclareceu os motivos do pedido à PGR.

Ferro Rodrigues afirmou que quer que a comissão de inquérito esteja a funcionar ainda durante esta sessão legislativa, mas sem dúvidas de legalidade ou de constitucionalidade.

O presidente da Assembleia da República rejeitou também qualquer tipo de acusações de que poderá estar a bloquear o inquérito parlamentar proposto pelo PSD e CDS-PP e disse que aguarda uma resposta da PGR, em princípio, dentro de 15 dias: "Quero que este inquérito seja feito, quero que haja uma comissão de inquérito instalada até ao final da sessão legislativa - e isso irá acontecer", declarou.

(Notícia atualizada às 14H41 com as declarações de Ferro Rodrigues)