Euro 2016

Islândia afunda frota inglesa e desta vez não foi por causa do bacalhau

© Direitos Reservados

Os resquícios dos quartos-de-final do Europeu, o confronto entre Portugal e a Polónia e ainda o mercado de transferência, tudo na revista de imprensa desportiva desta terça-feira.

Para início de conversa, uma certeza. O Record assegura a continuidade de Fernando Santos na seleção nacional depois do Europeu. O assunto está resolvido e é uma questão tranquila entre o selecionador e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Ainda no Record, o acordo entre a Federação e os jogadores: a passagem às meias-finais pode valer a cada um deles um prémio acumulado de 150 mil euros. Agora vem aí a Polónia e não sabemos se o departamento de marketing da Federação vai repetir a iniciativa. O jornal O Jogo revela que para o encontro com a Cróacia foi pedida ajuda às claques do FC Porto e do Sporting. 25 elementos dos Super Dragões e cinco da Juve Leo fizeram a animação nas bancadas e criaram um ambiente sensacional. O Benfica não entrou na jogada por não ter uma claque legalizada, sublinha o jornal.

Boniek, antigo jogador, agora presidente da Federação Polaca de Futebol faz declarações esta manhã na Bola e no Record. Garante que desde pequeno é fã de Portugal e do futebol português, e desde o Mundial de Inglaterra e do jogo entre Portugal e Coreia do Norte que não esquece o fantástico Eusébio. Agora, sobre o jogo com Portugal, Boniek acredita que seria mais difícil para a Polónia jogar com a Croácia e diz que o estilo de jogo da seleção nacional, em contra ataque, favorece mais os polacos.

A Espanha já fez as malas. A Itália não ganhava aos espanhóis desde o Mundial de 1994 e a vitória de ontem no Europeu sabe a vingança. A Gazzetta dello Sport festeja escrevendo, numa ironia ao tiki-taka espanhol, "TikItalia".

Os ingleses ainda estão pior, mais desalentados. Os jornais escrevem hoje sobre uma seleção humilhada por um pequeno país de 333 mil habitantes e treinada por um dentista, informa o Times, acrescentando que em 959 jogos foi a mais humilhante derrota da seleção. O Mirror carrega no drama e fala de um "BRRREXIT Hodgson", que se vai embora, e o jornal está feliz por vê-lo pelas costas.

Claro que na Islândia a noite foi de festa perante o maior feito desportivo do país desde a medalha de prata conquistada pela seleção de andebol, nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. A festa do povo mas não só. O Ministério dos Negócios Estrangeiros escreveu no Twitter que não há palavras, apenas lágrimas de alegria. E não é para menos. Na história recente, a Islândia já se travou de razões com a Inglaterra por outros motivos. Na guerra do bacalhau, nas décadas de 50 a 70, houve uma série de confrontos por causa zonas de pesca. Agora, a Islândia afunda a frota inglesa.

Pelas capas dos desportivos, o mercado agitado das transferências, e hoje o
Benfica domina as notícias. O Jogo anuncia Zivkovic até 2021. O jogador sérvio, um extremo, é esperado na luz até ao final da semana. A Bola fala no jogador como uma forte hipótese e informa que o Benfica não desiste de Zivkovic e insiste em Fransérgio. O jornal diz que já há acordo com o jogador, falta um entendimento com o Marítimo.

Ainda para o Benfica, o Record afirma que Benítez está a um passo das águias. Vai custar três milhões de euros.