O Instituto Português do Mar e Atmosfera prevê uma subida das temperaturas a partir de quinta-feira. Máximas podem chegar a valores entre 38º e 42º no Interior.
"Devido ao transporte de uma massa de ar muito quente e seco, na circulação de um anticiclone localizado no golfo da Biscaia, vai verificar-se um aumento significativo de temperatura a partir do dia 14 e pelo menos até dia 20 de julho", especifica a nota do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
De acordo com a meteorologista Sandra Correia, a temperatura máxima vai superar os a 30ºC em praticamente todo o país e pode atingir valores de 38 a 42ºC, especialmente nas regiões do Interior.
A temperatura mínima também vai subir, diz o IPMA. "Em alguns locais será da ordem de 20ºC ou superior (noites tropicais)", acrescenta a meteorologista à TSF.
O céu vai estar "em geral limpo e o vento irá diminuir de intensidade, soprando em geral fraco do quadrante leste, exceto no litoral onde durante a tarde, se fará sentir a brisa marítima".