Eleições EUA 2016

Vice de Trump compara candidato a Reagan e apela à união para derrotar Clinton

Mike Segar/Reuters

Mike Pence discursou perante uma plateia republicana, fora da convenção. Elogiou Reagan e, em 3 minutos, considerou que Trump é "um homem bom, um construtor, um lutador que será um ótimo presidente"

Num apelo para dentro do Partido Republicano, Mike Pence, o homem escolhido por Donald Trump para candidato à vice-presidência, disse que se os republicanos querem derrotar Hillary Clinton devem agrupar-se à volta de Trump.

"É tempo de nos unirmos. As primárias acabaram. Foram um grande palco com muita gente talentosa, mas digo, hoje aos conservadores que é tempo de nos aproximarmos outra vez, à volta deste homem bom, e reeleger uma maioria no congresso e no senado porque estes são tempos especiais", defendeu Pence.

O governador do estado do Indiana que, nas primárias, apoiou Ted Cruz, utiliza a crítica a Hillary Clinton, como cimento para essa união:

"Temos que decidir, aqui e agora, que Hillary Clinton nunca será presidente dos Estados Unidos. Para bem dos militares, dos empresários e para que o Supremo Tribunal apoie a santidade da vida", disse Pence numa referência ao lugar vago, à espera de nomeação presidencial.

Num discurso onde teceu grandes elogios a Ronald Reagan que diz ter sido a grande inspiração na vida política, Mike Pence comparou Trump ao antigo presidente, pelo contato que "mantém com o americano comum".

"Donald Trump vai trazer à Casa Branca uma liderança forte. Ele é um construtor, um lutador, um pai e um patriota. Sei que Donald Trump vai ser um grande presidente porque o coração dele bate com o do povo americano", afirmou Pence.

O provável vice de Trump "acredita na sabedora coletiva do povo americano, como aconteceu, em 1980, quando Reagan foi eleito"

Mike Pence chegou ao almoço com os republicanos, com escolta, disse que foi a primeira vez e que nem acreditava que todos aqueles carros faziam parte da comitiva.

A Convenção Republicana deve hoje nomear Donald Trump como candidato à presidência e Mike Pence como candidato a número 2, na Casa Branca.

A TSF acompanha as presidenciais americanas numa parceria com a FLAD.