Cultura

"As pessoas começaram a dizer 'wow', tirei o telefone e fiz a fotografia"

© Vasco Galhardo Simões

Vasco Galhardo Simões ganhou o 1º Prémio na categoria Paisagem dos Prémios de fotografia iPhone. À TSF diz que teve "sorte" porque logo a seguir ao "disparo" o piloto "virou" e seguiu outra rota.

No meio de um mar de nuvens, a romper o branco, aparecem o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril. Também há lá um bocado de uma janela de avião, bem visível, como que a enquadrar o momento. Foi com uma fotografia que é, mais ou menos isto, que as palavras não são iguais às imagens, que Vasco Galhardo Simões ganhou o primeiro prémio da categoria "Paisagem" dos Prémios de fotografia com iPhone.

Vasco estuda Relações Internacionais e Ciência Política em Londres, e foi numa das muitas viagens, no caso num voo da TAP, entre os dois países que captou o momento.

Ciente da paixão do filho pela fotografia, a mãe avisou-o do concurso promovido pela Apple. Tirou uma fotografia de um cartaz que anunciava a competição e enviou-lhe a fotografia. Ele concorreu, mas a candidatura já tinha sido há tanto tempo que agora, quando recebeu um email a anunciar que tinha ganhado, já nem se lembrava que tinha concorrido.

O nome do português Vasco Galhardo Simões vai ficar imortalizado num livro, que será publicado com as fotografias de todos os distinguidos. Tal como o de Diana Mota, também ela portuguesa, que arrecadou o segundo lugar da categoria "Panorâmica".

Veja aqui todas as fotografias vencedoras do concurso.