Para garantir uma transição tranquila, enquanto futura equipa não recebe luz verde do BCE, o ministro das Finanças pediu a gestores para ficarem até 15 de agosto.
A administração da Caixa Geral de Depósitos admite adiar a hora de saída, mas impõe uma condição... Para ficar mais duas semanas a gerir o banco público, a equipa liderada por José de Matos, que devia sair no final de julho, exige ao ministro das Finanças que apresente o pedido por escrito.
Segundo o Jornal de Negócios, a primeira abordagem aconteceu na passada quinta-feira. Mário Centeno foi ao banco para pessoalmente pedir à administração da Caixa que permaneça em funções até 15 de agosto. Não teve resposta imediata. Não ouviu não, nem sim.
De acordo com o Negócios, os gestores estão disponíveis para atender o pedido do ministro das Finanças, mediante um pedido formal a explicar as razões pelas quais devem permanecer nos cargos.
Em declarações ao jornal, Eduardo Paz Ferreira, administrador não executivo do banco, admite que o pedido de demissão pode ser retirado por um mês. O pedido foi apresentado em junho e aponta para o final de julho, a despedida da atual liderança da Caixa Geral de Depósitos. A saída pode ser adiada, mas, lembra Paz Ferreira, legalmente tem de haver um pedido por escrito, assinado pela tutela.
Conta o Jornal de Negócios, que Mário Centeno tenta por tudo evitar um período de vazio de poder. Fonte do Ministério da Finanças, citada na notícia, mostra-se otimista numa transição tranquila até à chegada de António Domingues. A aprovação da futura liderança está pendente no Banco Central Europeu e deve acontecer no início de agosto.
Questionado pela TSF, o Ministério das Finanças prefere não adiantar se vai enviar a carta exigida pela administração da CGD. O Ministério das Finanças confirmou ainda a reunião de Mário Centeno com a administração da Caixa Geral de Depósitos, na passada quinta-feira.
Em resposta escrita, a tutela acrescenta que o ministro pediu aos gestores demissionários que prolonguem as suas funções por mais duas semanas.