Desporto

Penúltima etapa da Volta a Portugal vai ser mais curta

© Artur Machado/Global Imagens

A nona etapa foi encurtada em 10 quilómetros com o objetivo de reduzir as condicionantes de trânsito no acesso às praias da Arrábida.

A nona e penúltima etapa da Volta a Portugal, que se disputa este sábado, sofreu alterações de percurso, ficando cerca de 10 quilómetros mais curta e passando a contagem de montanha de 2ª para 3ª categoria.

Num comunicado, a organização da prova explica esta decisão com o objetivo de reduzir as condicionantes de trânsito no acesso às praias da Arrábida. "Na salvaguarda das condições de segurança e a redução das condicionantes de trânsito decorrentes da passagem da prova, nos últimos quilómetros, no troço de acesso às praias da Serra da Arrábida, a organização da 78.ª Volta a Portugal promoveu uma alteração de percurso na nona e penúltima etapa", refere a organização.

Assim, após a passagem em Azeitão, já prevista, a abordagem ao alto da Serra da Arrábida será efetuada via Aldeia de Irmãos, Casais da Serra e Convento da Arrábida. Com esta alteração, a etapa passa a ter 176,1 quilómetros face aos 187,5 previstos inicialmente.

A passagem da prova na única estrada que dá acesso à Academia do Sporting, onde se disputa o Sporting-Portimonense da 2ª Liga, mantém-se e à hora prevista pelo que poderão existir constrangimentos nos acessos às instalações "leoninas".

No sábado, às 16h00, o Sporting B recebe o Portimonense no Estádio Aurélio Pereira. Em comunicado, o clube de Alvalade lembra que devido à passagem da Volta será "necessário proceder ao corte da estrada, criando constrangimentos no acesso às instalações 'leoninas'". O clube adianta que "a circulação de viaturas será interditada a partir das 13:30 e retomará a partir das 16:30, dependendo da passagem do último ciclista".

A penúltima etapa da Volta a Portugal vai ligar Alcácer do Sal a Setúbal, ao longo de 176,1 quilómetros, estando a chegada marcada para a conhecida avenida Luísa Todi.