Sociedade

Casal distribuiu simpatia e água fresca aos automobilistas presos na A1

EPA/Markus Scholz

No domingo, a principal autoestrada do país esteve várias horas cortada na zona de Albergaria devido a um incêndio. No meio do calor e do desespero, um casal começou a distribuir garrafas de água.

O casal encontrava-se fora da A1, numa zona de floresta, separada da estrada por uma rede. Num domingo de muito calor, com as temperaturas perto de 40 graus e com um incêndio próximo, a chegada de água fresca parecia uma miragem.

O casal distribuiu dezenas de garrafas e garrafões de água fresca, mais de mil litros de água comprados por conta própria de acordo com o Jornal de Notícias, aliviando o desespero de quem esperava há horas parado no trânsito. O momento foi registado e partilhado no Facebook, onde se multiplicam os elogios à atitude do casal.

Daniela Santos, autora da publicação, escreve: "Esta senhora não sabe o quanto todas estas pessoas lhe ficaram gratas. A água que levávamos no carro já estava quente e eis que começo a ver pessoas a correr e a gritar "água"... Incrível".

Quando acabou de distribuir as garrafas, "todas as pessoas de pé e fora dos carros começaram a bater palmas", lê-se na publicação. Entre os comentários que elogiam o casal, há também críticas à falta de ação da Proteção Civil ou da entidade gestora da autoestrada.

No domingo, a autoestrada do Norte esteve cortada durante sete horas entre Estarreja e Albergaria devido a um incêndio. No sentido sul /norte houve entre 10 a 12 quilómetros de fila. No sentido contrário, foram 15 quilómetros.