Mundo

Explosões e tiroteio na Universidade Americana em Cabul

Mohammad Ismail/Reuters

Um grupo de homens armados atacou, esta quarta-feira, a Universidade Americana de Cabul, no Afeganistão. Ouviram-se explosões e vários tiros e centenas de pessoas estão encurraladas.

A televisão afegã foi a primeira a avançar que havia vários mortos e feridos, mas sem especificar. A agência Reuters, que cita o responsável afegão pelos hospitais da cidade, Mohammad Saleem Rasouly, adianta que há pelo menos um morto e 14 feridos.

O reitor da universidade, Mohammad Sharif Faiz, afirmou que "depois da explosão, alguns rebeldes entraram na universidade e algumas pessoas foram mortas e feridas".

Um responsável do Ministério do Interior contou à agência Reuters que foram ouvidas várias explosões e tiros no campus da universidade. "Vários homens atacaram a Universidade Americana. Eles estão nas instalações, onde estão centenas de estudantes e professores", disse.

Ahmad Shaheer, um estudante da universidade, disse também à Reuters ao telefone que estava encurralado. "Estamos presos na sala de aula e ouvimos tiros", relatou.

A polícia já se encontra no local e a zona do edifício foi delimitada e o trânsito cortado por questões de segurança.

No início do mês, cinco homens armados raptaram dois professores da escola que estão ainda desaparecidos.

A universidade foi criada com fundos dos Estados Unidos há dez anos e é considerada a melhor instituição de ensino superior do Afeganistão.