Mundo

Grécia avança com leilão de mais quatro canais privados na terça-feira

Jean-Marc Loos/Reuters

O preço inicial do leilão, que irá desenvolver-se em duas fases, é de três milhões de euros.

A Grécia lança na terça-feira o controverso leilão para a atribuição de quatro licenças de televisão para privados com âmbito nacional, que conta com nove candidaturas, uma medida que tem sido duramente criticada pela oposição.

O leilão, que será lançado pela Secretaria Geral dos Media e Comunicação, arranca na terça-feira e poderá prolongar-se por vários dias e os concorrentes deverão permanecer em zonas específicas do edifício daquela secretaria, não podendo abandonar o espaço sem estarem acompanhados e muito menos comunicar entre si.

A licença será atribuída à melhor oferta, fórmula esta escolhida pelo governo de Alexis Tsipras como a mais justa, método que o principal partido da oposição, a conservadora Nova Democracia, tem criticado por centrar-se exclusivamente em fatores económicos.

Em comunicado, a Nova Democracia aponta que a decisão de conceder as licenças com base na melhor proposta em vez da qualidade de conteúdos da estação incita a corrupção.

Este é o primeiro concurso organizado desde o nascimento dos canais privados na Grécia, em 1989.

As cadeias privadas gregas funcionam, desde essa altura, com licenças provisórias que foram obtidas há 27 anos e todas estão fortemente endividadas nos bancos, Finanças e Segurança Social.

O Governo grego anunciou na semana passada que, depois de adjudicadas as licenças de televisão para as cadeias privadas, de âmbito nacional, irá avançar com os procedimentos similares para atribuir concessões para os canais de difusão regional ou temáticos.