Os coletes salva-vidas de 2500 refugiados que fizeram a travessia entre a Turquia e a Grécia estão expostos no relvado em frente ao parlamento britânico para enviar uma mensagem.
A iniciativa partiu da organização Woman for Refugee Woman, e contou com a colaboração da Agência para Refugiados das Nações Unidas (UNHCR), o Comité Internacional de Resgate, e os Médicos Sem Fronteiras, entre outras organizações de apoio a refugiados.
A apresentação da instalação foi agendada para coincidir com uma Cimeira das Nações Unidas sobre a crise de refugiados que decorre em Londres, e apresentada como sendo um "cemitério de coletes salva-vidas" em alusão aos perigos que são enfrentados pelos refugiados na sua busca por um porto seguro.
"Esperamos que isto envie uma mensagem aos líderes mundiais no sentido de serem encontradas soluções de longo prazo", disse Sanj Srikanthan, porta-voz do Comité Internacional de Resgate.
A UNHCR estima que tenham desaparecido 6,940 pessoas na tentativa de alcançar a Europa, só entre janeiro de 2015 e agosto de 2016.