Sociedade

Ouro para seis restaurantes

António Catarino

O Concurso Vinhos Verdes Gastronomia, promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, vai já na 9ª edição.

Iniciativa de âmbito nacional com o objetivo de divulgar e promover os vinhos de qualidade daquela região em harmonização com diferentes propostas gastronómicas, voltou a cativar o interesse de alguns dos mais conceituados chef"s, que se submeteram, nas categorias de Cozinha de Autor, Internacional e Tradicional, ao veredicto de um júri profissional, apresentando uma ementa composta por entrada, prato principal e sobremesa.

Os premiados foram conhecidos no decorrer da tradicional gala, que serviu ainda para assinalar a comemoração da publicação da Carta de Lei de 18 de setembro de 1908, que demarca a Região dos Vinhos Verdes.

Na ocasião, Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, sublinhou o facto de os valores atingidos pela exportação estarem ao nível das vendas no mercado nacional, atualmente sustentado pelo movimento turístico e pela restauração.

Com o diploma de ouro do muito participado concurso foram distinguidos seis restaurantes que elaboraram menu de degustação com seis momentos para o jantar festivo.

RIB Beef & Wine/Pestana Vintage Porto Hotel (Autor): carpaccio de novilho, terrina de foie e mostarda de vinho; com Miogo Espumante Branco reserva Bruto 2011.

Antiqvvm (Autor)/Porto: «Equilíbrio doce e ácido» foie gras com maçã da Beira Alta, enguia fumada, sabugueiro, pinhões e balsâmico velho de Modena - Soalheiro 9% Dócil Alvarinho 2015.

Dom Joaquim (Tradicional)/Évora: sopa de cação com espargos verdes - Quinta de Azevedo 2015.

Brasão (Tradicional)/Felgueiras: cabrito assado no forno - QM Espumante Branco Alvarinho Super Reserva Bruto 2012

Le Marquis (Autor)/St.ª Bárbara de Nexe, Loulé: lombinho de coelho caseiro com texturas de ervilhas, fava, batata-doce e molho de vinho verde tinto - Covela Tinto Colheita Selecionada 2004.

Wish (Autor)/Porto: pudim abade de Priscos com gelado de queijo da Serra e telha de amêndoa - Palácio da Brejoeira Aguardente Vínica Velha Alvarinho.

Para além dos seis diplomas de ouro, foram ainda atribuídos igual número de prata e sete de bronze, bem como prémios individuais e especiais:

Melhor Escanção: Liliana Alho/Wish

Melhor Serviço de Sala: Sónia Matrinho/Pestana Palácio do Freixo

Melhor Carta de Vinhos da Região dos Vinhos Verdes: restaurante Brasão

Melhor harmonização (por votação na gala): restaurante Antivvm