Todas as escolas da província marítima da Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, e três campus universitários da vizinha Nova Escócia, foram evacuadas por precaução. Mas, afinal, foi falso alarme.
A Polícia Montada do Canadá, em conferência de imprensa, anunciou que recebeu esta quarta-feira várias ameaças de bomba via fax. A polícia diz que o texto referia a colocação de bombas não só em escolas da Ilha do Príncipe Eduardo, mas também da Nova Escócia e uma escola dos Estados Unidos.
Por precaução, todas as cerca de 60 escolas e três campus universitários foram evacuados mas a polícia confirmou que se terá tratado de um falso alarme e que nada foi encontrado. Até ao momento, não há suspeitos identificados. A polícia não sabe ainda quando poderão ser reabertas as escolas.
Antes de esclarecer o motivo que levou à retirada de alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino, a Polícia Montada do Canadá tinha publicado um comunicado no seu site oficial a confirmar apenas a evacuação.
De acordo com as autoridades policiais, os funcionários das escolas retiraram as crianças das escolas e colocaram-nas em autocarros. Os encarregados de educação foram aconselhados a aguardar por instruções para recolher as crianças.
A Universidade da Ilha do Príncipe Eduardo também anunciou no Twitter que ia fechar esta tarde, mas na altura da publicação não especificou a razão.