No dia europeu sem carros, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente defende que é preciso dar alternativas e mudar mentalidades para que as pessoas os deixem em casa.
O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente não fica surpreendido com as conclusões do estudo europeu que mostra que o automóvel é o meio de transporte mais utilizado pelos portugueses.
José Mendes defende que nos últimos anos houve um grande desinvestimento nos transportes públicos e por isso as conclusões do estudo não causam surpresa.
O secretário de Estado afirma que este é um cenário que não se altera de um dia para o outro, mas assegura o Governo está a trabalhar para resolver o problema e no caso dos transportes estão previstos investimentos. Ainda assim, não deixa de frisar que os carros não são "um alvo a abater".
Além disso, José Mendes diz que o Governo vai apostar nas ciclovias e na mobilidade elétrica.
Já Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, acusa o secretário de Estado de viver fora da realidade. Quanto ao facto dos transportes passarem a ser geridos pelas autarquias, Carlos Barbosa defender que isso só vai piorar uma situação que já é má.