Mundo

Itália: Terra tremeu seis vezes nas últimas horas

INGV

Dois meses depois de um tremor de terra que matou 300 pessoas, a terra volta a tremer no centro de Itália.

Foram registados seis tremores de terra desde as 18h de quarta-feira (hora de Lisboa) seguidos de réplicas. Não há vítimas mortais a registar. As autoridades italianas falam de um ferido. Centenas de pessoas tiveram de ser retiradas de casa e passaram a noite em abrigos temporários.

Alguns edifícios foram destruídos, há estradas cortadas e algumas cidades sem electricidade. O balanço real dos danos deverá ser conhecido ao longo desta quinta-feira.

O centro do país foi o mais atingido, em especial a região de Umbria e de Marcas, onde em agosto morreram quase 300 pessoas depois de um outro sismo.

O primeiro sismo, de magnitude 5,4 na escala de Richter, ocorreu às 19:11 locais (18:11 em Lisboa) numa zona próxima de Castelasantangelo sul Nera, um município com 318 habitantes, na província de Macerata, na região de Marcas, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália.

A agência de notícias ANSA, de Itália, divulgou as primeiras imagens da zona do epicentro desta atividade sísmica.

Entretanto já se sentiram várias réplicas do sismo inicial e uma delas foi bastante forte como revelou o instituto de geofísica de Itália.