Segurança

Polícias ameaçam com protestos para exigir abertura de concursos

© Fernando Fontes/Global Imagens

Associação Sindical dos Profissionais da Polícia lembra que já em setembro tinha alertado governo para a necessidade urgente de abrir concursos mas não obteve resposta.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) ameaça avançar com várias ações de protesto caso o Governo não abra concursos de promoção para os polícias até ao final do mês de novembro.

"Por uma questão de justiça, de motivação e até de necessidade da própria instituição é imprescindível que os concursos sejam abertos ainda este ano, sendo que se não forem abertos na assembleia-geral que se vai realizar no final de novembro serão marcadas ações de protesto", revelou à TSF Paulo Rodrigues, presidente da ASPP.

O dirigente sindical lembrou que já em setembro havia sido entregue um documento à ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, a alertar para a necessidade urgente de proceder à abertura de concursos mas até agora sem qualquer resposta.

"Os agentes podem ao fim de quatro anos concorrer a agente principal e temos, neste momento, elementos que já têm 16 anos de polícia e que ainda continuam, pelo atraso contínuo dos concursos e pela forma pouco regular como têm sido feitos, sem poder concorrer", lamentou Paulo Rodrigues.