Ambiente

Inseto australiano combate invasão em Portugal

Direitos Reservados

Pela primeira vez foi usado um inseto para controlar uma planta invasora na Europa. Um minúsculo inseto australiano foi trazido para travar a proliferação da acácia-das-espigas no litoral português.

É um caso inédito que está a obter bons resultados.

A acácia-de-espigas, uma das piores plantas invasoras está a ser controlada de forma natural. Por vezes a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Noutras, basta recriar um pouco as mesmas condições. Uma experiência única realizada com êxito na África do Sul foi trazida para Portugal. A proliferação da acácia-de-espigas (natural da Austrália) pode ser combatida por um inseto australiano.

O ser humano tem este talento de migrar e de se "espalhar" por todos os continentes. As plantas também. A maior parte é transportada pelo homem. São cada vez mais raros os locais onde predominem espécies nativas. Carvalhos, azinheiras, sobreiros são bem portugueses. Os jacarandás e as acácias não. São plantas exóticas.

Os jacarandás não prosperam muito mais para lá da beleza que lhe reconhecem. Com os jacintos-de-água ou com as acácias acontece uma adaptação incrível e as espécies exóticas rapidamente se tornam em invasoras, ameaçando os ecossistemas e a biodiversidade.

O inseto foi libertado pela primeira vez há um ano. Uma investigação que dura há uma dúzia de anos e que se demorou na autorização das autoridades ambientais para a libertação do inseto. O minúsculo voador está em Portugal há cerca de um ano e em metade dos locais já mostrou trabalho.