Economia

CDS: "Isto já não se resolve a outro nível que não seja do primeiro-ministro"

O deputado do CDS/PP João Almeida usa da palavra durante o debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2017 na Assembleia da República Lisboa 03 de novembro de 2016. Entre hoje e amanhã o Orçamento do Estado é discutido e aprovado na generalidade na Assembleia da República. TIAGO PETINGA/LUSA Tiago Petinga/Lusa

Os centristas exigem "resposta de António Costa a quem acusam de "ligeireza" no processo da Caixa.

João Almeida, porta-voz do CDS-PP, diz que o primeiro-ministro "não se pode esconder" no assunto da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

"É fundamental que o Governo rapidamente e, desta vez de forma responsável, resolva o problema e que o primeiro-ministro fale sobre como vai resolver o problema. Isto já não se resolve noutro nível que não do primeiro-ministro", sublinhou João Almeida.

Na primeira reação centrista depois de conhecida a demissão de António Domingues da administração da CGD, o CDS acusa o Governo socialista de "incompetência, irresponsabilidade" e "ligeireza" na gestão do processo.

"Pedimos responsabilidades ao primeiro-ministro porque é ele que lidera o processo. É um processo suficientemente relevante para que seja o primeiro-ministro a decidi-lo. Até agora, escondeu-se do problema e seria negativo que se escondesse atrás de um secretário de Estado", respondeu o dirigente do CDS quando questionado sobre as condições de Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, para se manter no Governo.