Ambiente

O que é natural é bom

Rui Manuel Ferreira / Global Imagens

A partir desta quarta-feira, quando for de férias ou de fim de semana, ou quando for almoçar fora, pode procurar o selo Ceres Ecotour. Garantia de ruralidade e agricultura biológica.

Trata-se de um selo de qualidade que certifica os operadores turísticos em meio rural que promovam atividades que respeitem o meio onde se inserem.

O projeto é promovido pela associação ambientalista Quercus, em parceria com uma fundação ecológica das Astúrias.

A "Casa do Pedro", na aldeia barrosã de Vilarinho Seco, em Boticas, vai ser o primeiro estabelecimento a receber o selo.

Pedro dá nome à Casa do Pedro. Tudo o que está no prato foi produzido aqui pela família Medeiros. O filho, que também é Pedro, dá uma ajuda.

Servem-nos o primeiro cozido à portuguesa da estação. Novembro trouxe finalmente o frio. E as carnes estavam a precisar dele.

Em Vilarinho Seco, os campos descansam espraiados de verde e o silêncio deixa ouvir os sons da terra.

Na cozinha do fumeiro, as carnes estão penduradas do teto sobre o fumo que sai de uma panela com água que ferve em cima de uma fogueira feita com lenha de carvalho e de vidoeiro.

Do porco faz-se enchidos, da vaca aproveitam-se as carnes. Pedro conhece-as pelos nomes.

A culpa de Pedro Medeiros ter feito da casa restaurante foi, imagine-se, de José Fonseca e Costa, que esteve aqui a filmar "Cinco dias, cinco noites" e que o convenceu "a dar de comer a 100 pessoas".

A partir daí, Pedro e a mulher, Ana Rosa, passaram a servir. Só querem que se marque com antecedência para terem tempo de preparar as especialidades da casa. O truque é ser tudo produzido por eles.

A "Casa do Pedro" vai ser o primeiro operador turístico a receber o selo Ceres Ecotur. Trata-se de um selo de qualidade para promover o turismo sustentável.