Sociedade

Toda a costa portuguesa sob Aviso Laranja devido a agitação marítima

Rui Oliveira/Global Imagens

As ondas podem atingir uma altura máxima até 11 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob Aviso Laranja devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo chegar aos 9/11 metros.

O IPMA informou que o aviso vai estar em vigor entre as 06:00 e as 00:00 de sexta-feira. O Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O instituto colocou também sob Aviso Amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro devido à previsão de chuva entre 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.

Também sob Aviso Amarelo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu devido à queda de neve acima da cota dos 1200 metros entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.

O Aviso Amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O instituto prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva a partir da tarde no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões e sendo por vezes forte a partir do final da tarde, passando a aguaceiros no final do dia.

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada no litoral das regiões Centro e Sul a partir do fim da tarde. O IPMA prevê ainda para o continente formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima.