A subida será de 1,5%, em linha com a inflação, mas o Governo sublinha que o IVA pago no título de transporte vai poder ser deduzido a 100%.
Mais 18,90 euros. É quanto representa o aumento agora anunciado para um agregado familiar com três pessoas portadoras do passe Navegante.
No entanto, nestas contas apresentadas pelo Jornal de Negócios, José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, sublinha que é preciso ter em conta que o mesmo agregado terá possibilidade de, em sede de IRS, deduzir a 100% o IVA pago na aquisição destes títulos de transporte. Na prática, este benefício vai absorver o aumento agora anunciado.
Há outro exemplo. Já a partir do próximo ano letivo, os estudantes universitários até aos 23 anos vão poder adquirir os passes mensais com um desconto de 25%. Se o passe custar 35 euros, o desconto no final do ano será de 105 euros.
Uma solução equilibrada, conclui o secretário de Estado Adjunto do Ambiente, já que as empresas vão poder aumentar as receitas com esta atualização dos títulos de transporte, em linha com a inflação prevista para o próximo ano, e as famílias compensar este acréscimo de encargos com benefícios.