Musical "Fã", dos Clã, estreia a 5 de janeiro no Porto com as banda a tocar ao vivo temas inéditos.
Um fantasma apaixonado, uma cantora frustrada, um teatro assombrado e música inédita tocada ao vivo pelos Clã são os ingredientes da nova produção do Teatro Nacional São João (TNSJ) que estreia no próximo dia 5 de janeiro no Porto.
É uma história de amor. "É sempre, ao fim, e ao cabo, correndo bem ou correndo mal, as histórias boas são sempre as de amor", declarou Manuela Azevedo, sobre o "Fã", uma criação do encenador Nuno Carinhos, com texto de Regina Guimarães, que vai abrir a temporada de programação do ano novo do TNSJ e que tem estreia marcada para quinta-feira, dia 5, no Teatro Carlos Alberto, pelas 21:00.
Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, além de dar voz ao musical com músicas inéditas tocadas ao vivo durante cerca de uma hora, é a Sara, uma das personagens do espetáculo teatral
"Fã" é um espetáculo que junta teatro, música e dança e o "lendário com o histórico e o avesso do cenário" e dá a oportunidade aos "supernovos e aos nunca irremediavelmente adultos de aprenderem mais sobre o teatro e todo o seu léxico e sobre amar aquilo que aprece imperfeito", considera, por seu turno a autora do texto, Regina Guimarães.
O encenador do musical, Nuno Carinhas, também assume que se trata de um espetáculo sobre o "teatro, sobre a máquina teatral", mas também sobre a "persistência", "sobre o que é a interpretação" e "sobre o que é ser artista" desde o rock à representação e ao teatro da forma mais" pura e dura".
Classificado como um "musical infantojuvenil onde um "fantasma vaidoso se apaixona por uma cantora assustada" no palco do Teatro Carlos Alberto, Nuno Carinhas, assumiu, na conferência de imprensa dada hoje, a propósito do ensaio geral do "Fã", que se dirige a todos os públicos.
"Tanto aos mais jovens como aos mais adultos, desde que gostem de música", considerou Nuno Carinhas, referindo que a mensagem que se vai tentar passar tem a ver com algo espiritual", com a "ligação desta vida a outra, que tem a ver com vários níveis de leitura sobre a existência".
"O teatro é um sítio onde a gente consegue descobrir outros mundos, onde conseguimos olhar para questões que nos inquietam ou que nos desafiam de uma forma diferente. Eu acho que a grande mensagem deste musical é, por um lado fazermos aquilo que gostamos e que amamos, os sonhos que temos desde miúdo (...), e não ter medo de amar", acrescentou Manuela Azevedo.
A nova produção do TNSJ está em cena até 29 de janeiro, dia em que está prevista uma sessão em linguagem gestual portuguesa, e pode ser vista à quarta e quinta-feira, às 11:00, à sexta-feira, pelas 21:00, ao sábado, às 16:00 e às 21:00 e ao domingo às 16:00.
Os ingressos têm um preço de dez euros para adultos e de cinco euros para os mais novos.