Mundo

Mais de 30 detidos encontrados mortos em prisão brasileira

Penitenciária Agrícola de Monte Cristo JPavani/Reuters

A informação foi avançada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, citada pela imprensa brasileira. Pelo menos 33 prisioneiros foram encontrados mortos esta sexta-feira.

De acordo com o governo de Roraima, tudo terá acontecido durante a madrugada, não houve uma rebelião e sim uma luta de fações entre os detidos.

Esta manhã, equipas do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do GIT (Grupo de Intervenção Tática) estavam no local para avaliar a situação, que garantem "estar sob controlo". Até o momento, o governo só deu informações acerca das mortes e não adiantou mais detalhes.

A penitenciária agrícola de Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista, é a segunda maior de Roraima. Tem capacidade para 750 prisioneiros, mas até outubro do ano passado tinha o dobro - 1400 detidos.

As mortes nesta prisão acontecem apenas quatro dias depois do motim de Manaus, onde morreram pelo menos 60 detidos.

O ano passado, durante um confronto entre duas fações na penitenciária agrícola de Monte Cristo, morreram dez prisioneiros e alguns familiares chegaram a ser feitos reféns. Segundo a Globo, esse episódio colocou Roraima no nono lugar do ranking das cadeias com mais mortes violentas.

TSF