Sociedade

Soares era um amigo e um "vulcão da liberdade"

Arquivo/ Global Imagens

Herman José diz que Mário Soares é o político a quem mais deve, num país com pouca capacidade de encaixe. Tão inspirador que o original quase sempre bate a cópia.

Um homem de excessos, inspirador para qualquer artista, um amigo e o político a quem mais deve - é assim que Herman José recorda Mário Soares. Uma personalidade que nunca passava despercebida e nem queria.

Herman José lembra os tempos em que Mário Soares falava de um jovem que o fazia rir e o começo de uma amizade que nunca esmoreceu.

Nesta conversa com a TSF, Herman José fala de um vulcão da liberdade. "Marca tudo à sua passagem, marcava as pessoas, os grupos, os sítios...".

Herman José abre ainda o livro das muitas memorias que guarda do convívio com o antigo Presidente da República. O almoço em Belém com Lauren Bacall é um momento único.

"Era um homem capaz de fazer as combinações mais improváveis e conseguir harmonia em grupos que tinham tudo para se desentenderem". Herman José fez parte de uma comitiva que conquistou o Brasil com uma nova imagem do povo português.

Teresa Dias Mendes