Política

BE saúda antifascista e anticolonialista

Nuno Fox/Lusa

A coordenadora do BE saudou a memória do estadista Mário Soares, destacando o seu papel de "antifascista" e "anticolonialista", após assinar o livro de condolências na sede nacional do PS.

"Viemos dirigir as nossas condolências ao PS e à família de Mário Soares. Saudamos a memória do combatente antifascista, anticolonialista", afirmou Catarina Martins, ladeada pela eurodeputada e ex-candidata à Presidência da República Marisa Matias e pelo também dirigente bloquista Luís Fazenda.

A deputada do BE sublinhou que Soares "teve uma história política longa, muitas vezes em confronto com a esquerda, outras vezes em aliança", mas reconheceu: "é, seguramente, uma figura que marca o século XX e a nossa democracia".

Uma comitiva do PCP, composta pelo líder parlamentar, João Oliveira, o vice-presidente da bancada comunista António Filipe e pelo membro do secretariado nacional do Comité Central José Capucho é ainda esperada na sede socialista.

Durante a manhã, o presidente do PSD e líder da oposição, Pedro Passos Coelho, também assinou um dos quatro livros de condolências disponíveis a toda a população no Palácio Praia do largo do Rato.

Neste momento, há uma fila contínua desde o 'hall' de entrada do edifício cor-de-rosa até ao salão nobre, onde estão três dos livros, enquanto no piso térreo há um outro volume para pessoas que tenham maior dificuldade de locomoção.