Conteúdo Patrocinado

Para quem quer conduzir uma assembleia de forma eficaz

Conteúdo Patrocinado. As assembleias de condomínio são, muitas vezes, palco de discussão e de ânimos exaltados. Mas não tem de ser assim.

As assembleias de condomínio são, muitas vezes, palco de discussão e de ânimos exaltados. Mas não tem de ser assim. Pelo contrário, é a altura ideal para haver troca de ideias e planeamento para a boa convivência entre vizinhos.

O administrador é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer organização, e os condomínios não são exceção. Assume responsabilidades significativas, relacionadas com a forma como agem e justificam a confiança neles depositada. Para o sucesso de uma assembleia é necessário que o administrador tenha em conta variadíssimos fatores.

O primeiro passo é saber como organizar uma assembleia. Pelo menos uma vez por ano, o administrador tem a obrigação de organizar uma assembleia, propondo a legislação que seja na primeira quinzena de janeiro. O local pode ser na sala de condóminos ou, se não existir, no hall do prédio ou no átrio das garagens. Deverá convocar todos os condóminos que residam ou não no prédio, no mínimo, com 10 dias de antecedência, através de carta registada ou e-mail Estas indicações e muitas outras podem ser aprofundadas no no serviço da DECO PROTESTE, o Condomínio Deco+, que será certamente o parceiro ideal para a gestão do seu condomínio.

Neste portal pode encontrar conselhos e soluções para resolver os problemas que ocorrem frequentemente no normal funcionamento de um condomínio, e entre eles, os mais frequentes dizem respeito às assembleias, pelo que deve ter em atenção alguns aspetos, tais como começar a reunião à hora marcada, identificar os condóminos presentes e representados, e confirmar se existe quórum. Defina um período para cada assunto a debater, mas reserve cerca de 15 minutos para outras questões, porque esta é uma excelente oportunidade para identificar e resolver antecipadamente potenciais problemas futuros.

Responsabilidades e possibilidades

Mesmo que não seja o administrador do seu condomínio, é sempre positivo acompanhar o desenvolvimento das questões abordadas em assembleia, mas o que pode acontecer se não puder comparecer numa reunião? Existe sempre a possibilidade de alguém o representar através de uma procuração ou transmitir o seu sentido de voto, por telefone ou por escrito, a alguém que o possa representar na reunião. Depois, deverá apresentar um documento (a ratificação) que confirme as votações emitidas em seu nome.

Outra dúvida que muitos condóminos têm, reside na possibilidade de impugnar decisões tomadas em assembleia. Este é um direito que todos os condóminos têm, desde que a mesma seja contrária à lei ou a regulamentos anteriormente aprovados. A melhor forma de ficar a saber como deve agir, caso surjam dúvidas em relação aos tópicos abordados em assembleia, é recorrer a especialistas, como é o caso dos profissionais que garantem o serviço Condomínio DECO+. Consulte o site ou ligue 808 784 545 para mais informações.

Redação